Que livro sou eu?

Esses dias atrás, ao visitar o blogue de um colega de mestrado, o Adriano, me deparei com uma brincadeira que achei muito interessante. Era o seguinte: Se você fosse um livro nacional, qual livro seria? Um best-seller ultrapopular ou um relato intimista? Faça o teste e descubra. Coincidentemente, o livro que eu seria foi um dos livros que mais li e mais gostei na vida. Eis o resultado abaixo (para fazer o teste clique AQUI):



Memórias póstumas de Brás Cubas, de MACHADO DE ASSIS
Ok, você não é exatamente uma pessoa fácil e otimista, mas muita gente te adora. É possível, aliás, que você marque a história de sua família, de seu bairro... Quem sabe até de sua cidade? Afinal, você consegue ser inteligente e perspicaz, mas nem por isso virar as costas para a popularidade - um talento raro. Claro que esse cinismo ácido que você teima em destilar afasta alguns, e os mais jovens nem sempre conseguem entendê-lo. Mas nada que seu carisma natural e dinamismo não compensem.


"Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881) é considerado o divisor de águas entre os movimentos Romântico e Realista. Uma das expressões da genialidade de Machado de Assis (e de sua refinada ironia), há décadas tem sido leitura obrigatória na maior parte das escolas e costuma agradar aos alunos adolescentes. Já inspirou filme e peças de teatro. É, portanto, um caso de clássico capaz de conquistar leitores variados. Proezas de Machado.


Comentários

simone santana disse…
Memórias Póstumas? Nem vou dizer qual livro sou... Que humilhação... rsrsrs
Mas gostei do teste.

Beijos!!!
Unknown disse…
Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria "VARIEDADES" e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Dia 19/07 o blog AMIGA DA MODA estará estará comemorando sua 100º postagem.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
Obrigada
Rebert disse…
Legal o resultado, Clarice é legalzinha sim :)


Se desse para escolher dentre todas
Eu seria uma obra brasileira frajuta mas que sonharia obter a sublimidade, sutileza e beleza dos contos milenares, ou seja, "ser" "as mil e uma noites..."
* mesmo sabendo que a minha expectativa seria frustrada no final, eu morreria nesta paixão desprendida. e teria sabido ainda sim que minha vida valeu a pena
Rebert disse…
Não estou a dizer que as obras brsileiras são frajutas, mas sim que eu, como obra, seria frajuta devido à limitações próprias.
Saudações Rogers
Renata disse…
Muito criativo o teste, gostei mto! O melhor é que diversos livros são apresentados como resposta, o que demonstrou preocupação do criador em representar as diversas facetas da personalidade de cada um...Ótima indicação, além de um convite à leitura!
Bjins
Rogers Silva disse…
Simone, mto obrigado por todos seus comentários. É sempre bom te ver por aqui. Obrigado também à Kinha e à Dri Viaro. Rebert, gosto dos seus comentários apaixonados. Agradeço. Sim sim, Renata, também achei que houve um cuidado grande por parte dos criadores do teste. Volte sempre!

Beijos pra todas e abraços por Rebert.
Mab disse…
Adorei
o meu deu Carmen.
Má B. disse…
Adorei
O meu deu Carmen..

Top 3 do mês