Amigos do Rogers

12 de novembro de 2009

Escritores que tenho prazer em divulgar


1º - Porque são muito bons.
Dica subjacente: Escreva, mas seja – no mínimo – limpinho, como diria um professor. Para ser bom, leia muito, leia os clássicos, escreva muito, revise sempre.

- Porque são acessíveis, não são arrogantes, nem vivem em um mundinho criado pra si próprio (como muitos escritores e artistas).
Dica subjacente: Seja acessível. Não seja arrogante. Não se considere o novo gênio da última semana. Nada mais irritante do que escritor blasé.

3º - Porque não só divulgam a sua própria literatura (como muitos escritores), mas também são engajados artístico/literariamente.
Dica subjacente: Sim, não tenha medo de divulgar sua própria literatura, se acredita de fato nela. No entanto, nada custa divulgar autores/amigos em cuja literatura você também acredita. Não seja egocêntrico.

4º - Porque, mais do que escritores, muitos deles são espécies de agitadores culturais.
Dica subjacente: Hoje, além de escritor, é necessário que você: tenha conhecimentos de publicidade e propaganda, internet, mercado editorial, finanças etc.; seja vendedor do próprio livro; seja distribuidor do próprio livro; promova eventos artístico-literários. Não tenha medo de usufruir de ferramentas de outra área. Enfim, seja não apenas uma biloca, mas uma daquelas bolinhas da famigerada bolinha tailandesa. Entendeu a metáfora? Ou seja, não acredite que a Literatura se basta - nada mais ingênuo.

5º - Porque, se não se encaixam em todas razões acima, se encaixam em pelo menos uma :D


>>> Em breve, resenhas sobre livros, sites, blogues de Bruna Mitrano, Homero Gomes, Graciano Arantes, Marco Antônio Araújo Bueno, Nelson de Oliveira, Roberto de Sousa Causo, Rodrigo Novaes de Almeida, Simone Santana, entre outros. Confira também os trabalhos de Leeh, André Espínola, Tibor Moricz.



>>> Aguarde as continuações dessa postagem.