Escritores que tenho prazer em divulgar


1º - Porque são muito bons.
Dica subjacente: Escreva, mas seja – no mínimo – limpinho, como diria um professor. Para ser bom, leia muito, leia os clássicos, escreva muito, revise sempre.

- Porque são acessíveis, não são arrogantes, nem vivem em um mundinho criado pra si próprio (como muitos escritores e artistas).
Dica subjacente: Seja acessível. Não seja arrogante. Não se considere o novo gênio da última semana. Nada mais irritante do que escritor blasé.

3º - Porque não só divulgam a sua própria literatura (como muitos escritores), mas também são engajados artístico/literariamente.
Dica subjacente: Sim, não tenha medo de divulgar sua própria literatura, se acredita de fato nela. No entanto, nada custa divulgar autores/amigos em cuja literatura você também acredita. Não seja egocêntrico.

4º - Porque, mais do que escritores, muitos deles são espécies de agitadores culturais.
Dica subjacente: Hoje, além de escritor, é necessário que você: tenha conhecimentos de publicidade e propaganda, internet, mercado editorial, finanças etc.; seja vendedor do próprio livro; seja distribuidor do próprio livro; promova eventos artístico-literários. Não tenha medo de usufruir de ferramentas de outra área. Enfim, seja não apenas uma biloca, mas uma daquelas bolinhas da famigerada bolinha tailandesa. Entendeu a metáfora? Ou seja, não acredite que a Literatura se basta - nada mais ingênuo.

5º - Porque, se não se encaixam em todas razões acima, se encaixam em pelo menos uma :D


>>> Em breve, resenhas sobre livros, sites, blogues de Bruna Mitrano, Homero Gomes, Graciano Arantes, Marco Antônio Araújo Bueno, Nelson de Oliveira, Roberto de Sousa Causo, Rodrigo Novaes de Almeida, Simone Santana, entre outros. Confira também os trabalhos de Leeh, André Espínola, Tibor Moricz.



>>> Aguarde as continuações dessa postagem.

Comentários

ô Rogers, o cara das "ressonâncias", parceiro prolífico do Projeto Portal. fi-de-deus que sabe que a blogosfera produz de tudo, mas, sobretudo -relações sociais, significações. Obrigado, de coração
Schwartz disse…
Rogers, tudo bem? Se vc se interessa por opiniões diferentes da sua - desde que bem fudamentadas, claro - sugiro que vc leia a entrevista que fiz com Ricardo Lísias no Página Cultural. Ela tem a ver, especificamente, com o trecho do seu post que destaco abaixo.

Um abraço,

Schwartz

"Dica subjacente: Hoje, além de escritor, é necessário que você: seja marqueteiro; tenha conhecimentos de publicidade e propaganda, internet, mercado editorial, finanças etc.; tenha contatos (amigos); seja vendedor do próprio livro; seja distribuidor do próprio livro; promova eventos artístico-literários. Enfim, seja não apenas uma biloca, mas uma daquelas bolinhas da famigerada bolinha tailandesa. Entendeu a metáfora?"
Schwartz disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogers Silva disse…
Ô, Marco, de nada, cara. Tamos aí, pra ajudar a divulgar a boa literatura. C faz parte dela. Ô Schwartz, opiniões diferentes da minha são sempre bem-vindas. Li a entrevista. Parabéns, c tem um modo original de fazer entrevistas. Concordo com muita coisa que o Ricardo Lísias disse, e com outras não. Normal.

No mais, obrigado pelos comentários.

Top 3 do mês