Uberlândia se destaca em mostra de cinema no DF

Entre os 48 selecionados dos 420 inscritos na 3ª edição Nacional e 12ª Internacional, do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, estava o representante de Uberlândia, Wilson Alves dos Santos Júnior. No curta de ficção “Construindo-se”, com duração de um minuto e meio, Wilson e Sinvaldo Júnior, parceiros na criação do roteiro, retratam o cotidiano da vida de um operário da construção civil, sufocado pela rotina de trabalho e sem muita perspectiva de sobrevivência, mas com esperança de um futuro melhor.

Apesar de não ter sido premiado, Wilson - amante do cinema – que é aeroviário, avaliou positivamente sua participação, pela oportunidade de tornar seu trabalho conhecido no espaço do cinema em nível internacional. “Acredito ter conseguido expressar minha mensagem e tive boa aceitação do público”, disse.

O evento, que tem como característica a exibição de filmes com até três minutos, foi realizado no Cine Brasília. Para a Mostra competitiva nacional foram exibidos 48 filmes e a curadoria internacional, com sede em Paris selecionou mais 51 trabalhos. Outros 22, produzidos por mulheres, formaram a Mostra Internacional “Palavra de Mulheres”.

As produções concorreram pelas categorias melhor filme, melhor animação, originalidade, Mostra-te Brasília (prêmio Brasília 50 Anos) e júri popular. Durante os três dias de festival, 7 a 9 de maio, mais de 2,4 mil espectadores compareceram.

O Festival
Criado em 1998 na França, o Festival desTrès Courts chegou ao Brasil em 2008. É realizado simultaneamente em 100 cidades nos 20 países participantes. As inscrições para a edição de 2011 serão abertas no dia 5 de julho.

* Para assistir ao curta “Construindo-se”, dos uberlandenses Sinvaldo Jr. e Wilson Alves dos Santos Júnior, clique AQUI.
.
** Matéria retirada do Jornal Correio de Uberlândia. Veja o PDF da matéria do dia 12 de maio de 2010 clicando AQUI

Comentários

Top 3 do mês