Trechos de 'A dança dos desejos, opus 13', de Esdras do Nascimento



TRECHOS:

"O amor é a casca de banana que a realidade, sempre atrás de uma boa gargalhada, joga no chão para que homens e mulheres nela escorreguem".

"Essa vida é uma tragédia. Ninguém pode fazer nada por ninguém. Cada criatura vive e trava sozinha o seu combate e estará sozinha na hora fixada para sua morte".

"As mulheres sonham com um homem que seja marido, mãe, pai, filho, coleguinha de escola, irmão, tudo ao mesmo tempo, sem deixar de ser amante. É isso que as mulheres esperam dos homens. Elas querem que eles sejam ternos, fiéis, paguem as contas do mês, façam carinho com uma mão, com a outra enxuguem a louça - e, sobretudo, que estejam sempre à disposição. O que elas desejam de fato é um homem que seja um pouco mulher, mas só nos momentos em que isso lhes for conveniente. É claro".

"As dores devem ser vividas em silêncio, num quarto fechado, longe dos outros. Infelicidade não precisa de platéia".

"O primeiro passo para ser feliz é abandonar a fantasia de que, em algum lugar, deve existir um mundo perfeito".

"O destino de uma pessoa se ajusta invariavelmente ao destino de outra - e todos estão sempre vivendo, ao mesmo tempo, o papel principal no seu próprio drama e um papel secundário no drama dos outros".

"Não conseguia mais olhar para uma criança sem pensar que ela envelheceria, nem para um berço sem pensar num túmulo. A visão de uma bela mulher nua o levava a imaginar aquele corpo em decadência, apodrecendo numa cama de hospital".

"Os provincianos é que procuram dar a impressão de serem íntimos das pessoas importantes, gabam-se das coisas de que participam e, ingenuamente, gostam de contar vantagens".

"...ela demonstra de forma reconfortada quão silenciosa e interessante poderia ser uma mulher se abstivesse de fazer comentários sobre o tempo, os defeitos das amigas, as relações homem-mulher e o que viu na televisão".

"Um romancista escreve romances simplesmente porque não pode deixar de escrevê-los. Ninguém jamais cometeu a doidice de perguntar ao sol por que ele nasce todos os dias".

"Se não fosse tão vaidoso e conseguisse se ver como realmente é, garanto que você passaria a noite inteira chorando..."

"Quem mija mais longe, quem dribla melhor no futebol, quem comeu mais mulheres? Essa é a vida dos homens".

"Homem só se sente bem quando está preso pelo pescoço, desde que a coleira não machuque nem deixe marcas".

"Cada um de nós sofre, mais ou menos, da insignificância da vida insossa que leva. E deseja, seja a que preço for, escapar do presente e dar nova dimensão à existência".

"Os mais infelizes de todos são os escritores - ficam enfiados para sempre nas estantes empoeiradas, pois as bibliotecas não passam de penitenciárias onde eles são trancafiados, por medida de segurança pública".

"A ilusão deve se alimentar de si mesma e ser a sua própria recompensa".

"Os homens esperam que as mulheres resistam à tentação, exceto quando são eles os tentadores".

"Às vezes penso, Soraya, que as mulheres, em geral, são egoístas demais e não querem nem saber dos sonhos dos outros. Nós só nos interessamos pelos fatos que nos dizem respeito, permitem interpretações que nos sejam favoráveis, encaixam-se uns nos outros e formam um bordado maravilhoso, sem arestas, cicatrizes, asperezas nem pontas soltas".

"Os homens são menos românticos, mais realistas. Ao contrário das mulheres, não selecionam os fatos de acordo com as suas conveniências. Na minha opinião, eles fingem menos. Por isso, são mais felizes".

"Como todas as pessoas que vivem assistindo televisão e não têm o hábito da leitura, Do Carmo tem preguiça de pensar em qualquer coisa que não não tenha sido ruminada pelos outros".


>>> E sexta-feira, dia 18 de fevereiro, n'O BULE, os colunistas entrevistam Esdras do Nascimento. É só clicar AQUI.

Comentários

Maíra F. disse…
Não conhecia esse autor... gostei dos trechos. Especialmente o da casca de banana rs. Lerei um dia. :)
Anônimo disse…
Pelos trechos dá pra perceber o que o livro tem de bom, gostei bastante!
E seu blog também está bem legal, a repaginada ficou ótima. :)
Até!
Rogers Silva disse…
olás, m.f e mary, muito obrigado pelos comentários!
O BULE entrevistará o escritor esdras do nascimento agora em dezembro. é uma ótima oportunidade para conhecerem mais sobre e ele e sobre sua obra. talvez será sorteado um livro do autor...
no mais, beijinhos.
Georgia Chagas disse…
Hum ... Esse livro parece ser bom. Quero ler também! beijin ;)
Luna Freire disse…
Conheço bibliotecas nas quais todo escritor se sentiria feliz de entrar... Nas periferias, por exemplo, as comunidades estão construindo espaços de leitura vivos. Acesse o blog da Biblioteca Popular do Coque - Recife: bpcoque.wordpress.com/. E o blog da Rede de Bibliotecas Comunitárias do Recife: rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com/.

Top 3 do mês