Amigos do Rogers

1 de janeiro de 2014

Criação e Orientação em Projetos Artísticos/Culturais


Todo artista quer ver sua arte exposta, concretizada, publicada, divulgada, conhecida. Disso ninguém duvida. A questão é que esse caminho – da concepção à concretização – não é fácil. Não mesmo. Por outro lado, hoje um dos caminhos mais viáveis para ver o seu cd gravado, o seu evento realizado, o seu livro publicado, a sua peça apresentada é, sem sombra de dúvidas, por meio das leis de incentivo (seja municipal, estadual ou federal) e programas de patrocínio de organizações privadas.

No entanto, para que você consiga convencer o estado ou uma empresa a viabilizar sua arte é preciso de um projeto. Assim, surgem as questões: o que é um projeto artístico/cultural (o que pretende fazer)? Para qual propósito foi pensado e proposto (importância do projeto)? Quem o desenvolverá (principais envolvidos e suas funções)? Como será realizado? Quando e onde? A qual público se destinará? Quanto custará? Como será divulgado? São perguntas de suma importância para entender o que é um projeto artístico/cultural e, assim, conseguir criá-lo.

É para sanar essas e outras questões que surgiu essa prestação de serviço: a criação e orientação em projetos artísticos/culturais.

Assim, se você possui um livro pronto, um cd concebido, uma peça teatral, idéias para um evento ou show; se você é escritor, músico, chargista, promotor de eventos, cineasta, fotógrafo; se você quer ver o seu sonho realizado e não sabe como, é para isso que estamos aqui – para criar ou orientar você em seu projeto a fim de apresentá-lo (submetê-lo) para os editais de leis de incentivo ou para programas de patrocínio de organizações privadas.

Na criação ou orientação estão incluídos, dentre outras funções:

- Escrita da apresentação, objetivos, justificativa do projeto
Concepção do público-alvo, resultados previstos, estratégia de ação, cronograma e orçamento do projeto
Concepção da contrapartida social, entendendo que esse tópico é um dos mais importantes do projeto
Pesquisa de mercado e orçamento de produtos/serviços para viabilização do projeto
Orientação e indicação de produção executiva
Indicação de equipe (revisor, escritor, roteirista, músico, artista plástico, fotógrafo, chargista, cineasta, contador, prestadores de serviços em geral) de acordo com a necessidade do projeto
Orientação na escolha de locais para lançamentos de livros, shows, performances, peças teatrais e eventos
Orientação em gestão financeira do projeto e prestação de contas: previsão de orçamento para viabilização do projeto; orçamento bruto x orçamento líquido; taxas bancárias; impostos municipais, estaduais e federais

É importante frisar que todas essas questões, por mais que pareçam complexas e distantes do mundo do artista, são essenciais para que o seu projeto seja concebido, escrito, apresentado e, assim, sua arte viabilizada pelas leis de incentivo ou programas de patrocínio, de forma que o custo dessa viabilização fique a cargo do estado ou da iniciativa privada. Essa é, acredite, uma das melhores formas de patrocinar o seu sonho.

Tem alguma dúvida? Possui uma idéia? Quer fazer um orçamento? Entre em contato conosco pelo e-mail rogers.silva@yahoo.com.br, pelo telefone (34) 8842-9311 ou pelo formulário de contato abaixo. Estaremos prontos para sanar suas dúvidas e, quem sabe, ajudá-lo na realização do seu sonho.


Nome:*
Email:*
Assunto:
Mensagem:*
Verification No.:*
contact form faq
Email form generated by 123ContactForm