6 dicas para estimular a poesia em um mundo cada dia mais caótico

É preciso voltar à poesia de outrora que este mundo a engoliu e a defecou. Seis dicas para estimular a poesia em sua vida em um mundo cada dia mais caótico:

1) Conviva com crianças; elas são capazes de praticamente extirpar sua alma em um dia de convivência, mas - ao mesmo tempo - são capazes de fazer você perceber beleza em situações que só elas conseguem enxergar e, com bastante atenção e com a ajuda delas, você também. Elas enxergam pássaros no chão e pedras no ar.
2) Leia bastante literatura: poemas, contos, novelas, romances. Opte pelos livros mais densos. Eles nos desvirtuam dos caminhos normalmente/inconscientemente seguidos. Alguns vão te socar o estômago; outros vão te deslumbrar. Mas a literatura (ah, a literatura) é um meio contra o convite ao esquecimento, inclusive contra o convite ao esquecimento da poesia do mundo.
3) Ouça as melhores músicas do planeta. Mas como descobrir quais são as melhores músicas do planeta? São aquelas que mesmo após cinquenta, quarenta, trinta anos continuam lindas, poéticas e/ou atuais. Evite qualquer música que não esteja entre as melhores criações artísticas deste e de outros planetas, inclusive aqueles a serem descobertos.
4) Ande de bicicleta de madrugada sem as mãos no guidom (também conhecido como guidão). Se possível, em uma rua/avenida pouco movimentada. Perceberá, nesse momento, que a vida é muito mais do que aquela ladainha de reclamar do calor da manhã ou da tarde. O suor escorrerá frio, e você tremerá com isso. Mas de prazer.
5) Assista apenas aos melhores filmes. Os especialistas, as premiações e as pessoas de bom gosto estão aí para auxiliar você. Não seja um ignorante arrogante, que é o pior tipo de arrogância, aquela que orgulha da sua própria imbecilidade. Aceite sugestões. Anote as dicas. Se permita.
6) Escreva. Qualquer coisa. Mas escreva. Se não tiver vontade, escreva. Se tiver vontade, escreva. Se possível, coloque uma das melhores músicas do planeta enquanto escreve, desde que ela não comprometa suas ideias. Escrever é uma forma de você expor suas tripas ao mundo, às pessoas, e confundi-las porque elas nunca te imaginaram assim: tão nu.


Top 3 do mês