pOrTaL SoLaRiS

Uberlândia, julho de 2008


Caro visitante,


Bem-vindo ao Portal Solaris!

O primeiro número do Projeto Portal, cuja tiragem é de apenas duzentos exemplares, traz contos inquietantes que vão do universo da ficção científica ao do fantástico, passando pelo da fantasia.

São catorze narrativas sobre novas tecnologias, viagens no tempo, ciberespaço, telepatia, contatos imediatos do terceiro grau, pós-apocalipse, pós-humano, utopias e distopias, de dez autores contemporâneos de seis Estados brasileiros.

O Projeto Portal prevê seis números, com periodicidade semestral. Cada número homenageará, no título, uma obra célebre da ficção científica: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.

Importante: esse projeto não se destina ao grande público, mas apenas ao pequeno grupo de aficionados mais refinados. Caso se interesse em conhecer o projeto e a revista Portal Solaris, entre em contado comigo.

Um abraço,

ROGERS SILVA


v

v

v



>>> Mas o que é o Projeto Portal?


P r o j e t o P o r t a l

A revista Portal Solaris — primeiro número do Projeto Portal, coordenado por Nelson de Oliveira — traz contos inquietantes que vão do universo da ficção científica ao do fantástico, passando pelo da fantasia.
O Projeto Portal prevê seis números, com periodicidade semestral. Cada número homenageará, no título, uma obra célebre da ficção científica: Solaris, Neuromancer, Stalker, Fundação, 2001 e Fahrenheit.
Os contistas da Portal Solaris são: Ataíde Tartari (SP), Carlos Emílio C. Lima (CE), Carlos Ribeiro (BA), Geraldo Lima (DF), Homero Gomes (PR), Ivan Hegenberg (SP), Luiz Bras (MS), Mayrant Gallo (BA), Roberto de Sousa Causo (SP) e Rogers Silva(MG).


P o r t a l S o l a r i s

revisão: Mirtes Leal • diagramação: Raquel Ribeiro
capa: Teo Adorno • formato: 16 x 23 cm
impressão: uma cor • tiragem: 200 exemplares

contato: oliveira.e.cia@uol.com.br


...........................................................................................................


DEPOIMENTOS DOS SoLaRiAnOs


Acho que o melhor da ficção científica – por exemplo, Bradbury, Huxley, Orwell, K. Dick – vai muito além dos clichês e atinge o patamar da alta literatura. Do mesmo modo, Márcia Denser e Henry Miller fazem muito mais do que literatura erótica, Rubem Fonseca não faz apenas romance policial, nem Edgar Allan Poe escreve terror para assustar criancinhas.
((( Ivan Hegenberg )))

.
Não há diferença entre realidade, imaginação e sonho. Para o cérebro humano é tudo a mesma coisa. Por isso, não separo minha literatura em rótulos. O que realmente importa é buscar a perfeição, seja na FC, na literatura fantástica, ou na literatura a-vida-como-ela-é. Vivemos um momento especial da literatura nacional, mas instável. Muita publicação, pouca leitura. Muita festa, pouca reflexão. Chega de bossa-nova, a literatura quer delírio! No livro 'O Lobo da Estepe', do escritor Hermann Hesse, há um letreiro que chama a atenção do protagonista: SÓ PARA OS RAROS; como também o subtítulo do folheto 'O Tratado do Lobo da Estepe': SÓ PARA LOUCOS. 'Portal Solaris' é isso, uma revista só para os raros... só para loucos.
(((Homero Gomes)))

.
Entrei neste mundo viajando pelo espaço sideral, já que, como muitos garotos de minha geração, crescendo nos anos 60 e 70, era de foguetes e espaçonaves que era feita minha imaginação. Com os pés no chão literário, porém, descobri outras possibilidades. Estudei "creative writing", fiz workshop na terra dos romances feitos com receita, escrevi dois deles em inglês, cansei. Hoje a originalidade do meu texto vem desta influência toda, sem dúvida alienígena.
(((Ataíde Tartari)))

.
Hoje não seria escritor se não fosse a Literatura Fantástica. Obras e autores como Lygia Fagundes Telles, Campos de Carvalho, 'O mundo de Sofia' (Joisten Gaarder), 'Cem anos de solidão' (Gabriel García Márquez), Edgar Allan Poe, José Saramago, obras fantásticas de Machado de Assis, influenciaram bastante minha escrita e meus assuntos literários. Muito me encanta aquela literatura inventiva, criativa, poética, que transcende a mera descrição, narração ou exacerbação realista. No entanto, em pauta hoje, no Brasil, estão uma literatura ultra-estilista ou ultra-realista, que se volta ora para si mesma ora para a realidade sobretudo urbana, em sua pretensão ingênua de descrevê-la, entendê-la ou explicá-la. Sendo assim, Portal Solaris, uma vez que se propõe a ser uma revista de Literatura Fantástica e Ficção Científica, é de suma importância para conhecer o que vem sendo feito de diferente e criativo na literatura brasileira contemporânea.
(((Rogers Silva)))

.
Na minha opinião, salvo raríssimas exceções a linha principal da nossa literatura não conseguiu apresentar nada de novo, nada de vivo, nos últimos dez anos. Livro após livro as mesmas formas e os mesmos conteúdos têm sido revisitados monotonamente por centenas, milhares de estreantes e veteranos. Acredito que a mistura de gêneros e linguagens é a melhor maneira de melhorar essa situação. A ficção científica, gênero riquíssimo em novos assuntos e instigantes desafios da linguagem, precisa ser descoberta pela linha principal da literatura brasileira. E vice-versa. Penso que o Projeto Portal tem tudo pra ser um passo seguro nessa direção.
(((Luiz Bras)))

.
Mais do que entretenimento, 'sience fiction' é reflexão. Permite que, através de um simples deslocamento, possamos refletir sobre o nosso meio e o nosso tempo, exarcebando idéias, sentimentos, sonhos, utopias, medos. Se uma fatia dos leitores, os falsos-realistas, se incomodam é porque é difícil conviver com a ausência de máscaras. A idéia de fim de mundo (uma fixação da ficção científica), por exemplo, não seria ao mesmo tempo pesadelo e alerta? Logo, a FC tem um duplo alcance: nos permite sonhar e nos faz amargar o que somos, seres irresponsáveis.
(((Mayrant Gallo)))

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns, Rogers, me parece uma bela publicação. Espero que lembre de mim, publicamos juntos no Retalhos (escrevi o "A Colheita"). Onde posso encontrar o livro? Abraços!!!
Rogers Silva disse…
caro joão balbino, claro q me lembro de vc. seu conto é um dos meus favoritos no 'retalhos'.

cada um dos autores vão ter 20 exemplares em mãos.
caso se interesse - se ainda sobrar algum, uma vez que foram publicados apenas 200 exemplares -, o jeito é tentar conseguir com algum dos autores.

grande abraço.
rogers silva.
Bruno Alvaro disse…
Parabéns Rogers! Muito legal esse projeto meu caro! Mande informações sobre como posso comprar um exemplar!

Forte abraço!

Top 3 do mês