Robin Williams e Rio-2016



Grosseria? Piada? Humor? Preconceito?
Só sei que os grandes cheiradores de pó do mundo são eles. E não podemos fazer nada se nossas mulheres são mais bonitas e desejadas que as do seu país.

Comentários

Bruna Mitrano disse…
Aiai, desnecessário...
Danilo disse…
E lá vamos nós de novo. Eu acho que foi apenas uma piada, Do mesmo jeito que fazemos piadas com turcos, judeus, portugueses, argentinos e por aí vai, acabamos sendo alvos de piadas também, é aquela velha máxima: "corete porque um dia você será coretado."

Mas, se não tiver sido uma piada, temos poucos motivos pra nos revoltarmos. Num país onde a diversidade cultural não é respeitada e a mídia, os grandes formadores de opinião e o próprio Estado criam e exportam uma imagem absolutamente "plana" do Brasil como se o país ineiro fosse uma praia imensa povoada por mulatas dançando seminuas (algumas vezes nuas mesmo) ao som de samba, pagode ou axé. Ou quando o Brasil mostrado na tv se resume ao Rio de Janeiro, com seus encantos e mazelas.

Então, acredito que antes de nos revoltarmos com uma piada de um norte americano, deveríamos nos revoltarmos com essa imagem tão apregoada e exportada pelos formadores de opinião que resumem um país de proporções continentais nos acontecimentos de duas cidades.

Seria muito bom se as pessoas de fora soubessem que além de praias o brasil possui um cerrado que é lindo, um Pantanal sensacional, danças, ritmos, músicas, sabores e paisagens muito diversas e geralmente lindas. Mas se nós não mostrarmos vão sempre achar que o Brasil se resume a isso, Rio de Janeiro, mulatas, carnaval e praias.
Rogers Silva disse…
Oi, Bruninha, brigado pelo seu sintético comentário.

Danilo, que foi uma piada, não resta dúvida. Basta saber se o teor da piada é preconceituoso, racista, machista, homofóbico etc. Algumas piadas escondem uma visão totalmente deturpada de outrem. Apesar disso, também não sou do tipo politicamente correto, que acha que devem-se abolir as piadas. Não mesmo.
Creio também que embutido na piada está, além de uma visão deturpadíssima que o estadunidense tem de outros povos, uma arrogância que não confessa sua própria derrota.

Concordo totalmente com você em relação à imagem que se promove do Brasil – futebol, samba, mulher gostosa, carnaval. Tirando o quesito ‘mulher gostosa’, que de fato é nacional (encontra-se em qualquer região, em qualquer estado brasileiro), os outros são características de, basicamente, dois estados – Rio de Janeiro e Bahia.
Pra um mineiro, como eu, e um goiano/mineiro, como você, é revoltante essa imagem que se cria/criou do Brasil, ainda mais sabendo (nós dois) que moramos num estado com uma cultura riquíssima, embora tão diversa, que é a de Minas.

Abraço.

Top 3 do mês