'O mundo desencantado de Desseres' (conto)

 "O mundo desencantado de Desseres" é uma fascinante viagem pelo mundo de personagens - cada um com seu desencanto - que se desenham na mente do leitor, conforme ele avança na narrativa. É um conto circular em que os personagens vão se imbricando um na vida do outro, cruzando destinos, com ritmo, num universo onírico. Os microenredos do conto, referentes aos dez personagens, têm todos um fim, com cada personagem encontrando o seu desfecho, até a atitude desesperada do protagonista: o cego que bradava luz.


"Eu realmente não me canso de reler esse magnífico conto, "O mundo desencantado de Desseres". Gosto do nome das personagens, das situações que elas viveram (traduzidas nos nomes), da melancolia insuportável. Ele é maravilhoso." (Nelson de Oliveira, escritor).

Nota bibliográfica
"O mundo desencantado de Desseres” foi publicado, com o título “O desmundo desencantado de Desseres”, na 15ª antologia de contos: autores contemporâneos (2006), na coletânea Portal Solaris (2008), no livro Manicômio (2012) e no e-book Sobre seres que bradam luz (2021).


Top 3 do mês