'Sobre seres que bradam luz' (e-book)

Sobre seres que bradam luz é composto por quatro contos curtos e uma novela. Em “Uma viagem ruim”, uma canção em processo de composição é a narradora: sob seu ponto de vista peculiar, ela conta a história de Brad, um jovem de 17 anos, enquanto ele a compõe. O leitor percebe, sutilmente, as dores do garoto, que de alguma forma refletem na canção.

“O mundo desencantado de Desseres” é uma miríade de personagens, apresentados por suas características mais marcantes: a velha de olhar infantilo cego que bradava luza menina de semblante tristea criança que chorava muitoo rapaz que não olhava nos olhoso surdo e seus olhos de gatoo mudo de gestos enfáticos, e tantos outros. Suas vidas se interligam e tudo se desvanece quando um velho - que ao bradar luz - perde sua alma.

A novela “O espelho” parte de uma cena de “O espelho”, conto de Machado de Assis, para se desdobrar em uma série de histórias que se inicia quando a Família Real foge de Portugal. Sob o ponto de vista de um espelho (obra rica e majestosa) que, no decorrer de duzentos anos (do início do século XIX ao início do século XXI), apresenta diversas histórias: personagens ficcionais, como a Marcolina de Machado, convivem com pessoas reais, como o próprio Machado, sua esposa Carolina, Campos de Carvalho, Hitler, Rogers Silva. O narrador, ao acompanhar e enxergar, como ninguém, dois séculos irremediáveis, ora destila sua descrença e indignação ao se deparar com as histórias e a condição humana.

“Uma viagem estática” é a história de Brad (de “Uma viagem ruim”), mas sob outro ponto de vista: o leitor acompanha um final de dia da sua mãe e do seu pai. A protagonista aqui é Pérola, sua mãe. Com uma linguagem simples e objetiva, as peças vão se encaixando e o quebra-cabeça se montando, o que contribui para que o leitor entenda melhor as razões de Brad.

“A última revolta de Jesus Cristo”, narrativa curtíssima, é a história dos últimos minutos de um personagem mítico. Cansado, desesperado, humilhado e revoltado, decide contrariar o Pai. Jesus então, exercendo enfim sua vontade própria, se revolta da única forma que lhe resta...

Sobre seres que bradam luz é sobre esses seres que, conscientes ou não de sua finitude, amam, se encantam, se alegram, se frustram, traem, se apaixonam, se entristecem, descobrem fugas e esperanças, se matam e morrem.

Top 3 do mês