Quando a ficção interfere na vida, ou vice-versa


Você já sentiu que a realidade é um roteiro escrito por outra pessoa?


O livro Ensaios sobre a Total Libertação narra histórias, mas também disseca a própria natureza da existência através de um jogo literário audacioso e visceral. Esta não é uma leitura passiva. É um convite para quem busca na literatura algo que vá além do entretenimento: uma reflexão crua sobre as dores, os anseios e as angústias que todos tentamos esconder sob a superfície da rotina.


Quatro mergulhos na psique humana:

  1. “Drummond no Orkut”: Acompanhe João em um banco de praça, onde o encontro inesperado com um livro (Manicômio, primeiro livro do autor, Rogers Silva) o leva para lugares antes nunca frequentados.
  2. “A máquina-führer”: Uma máquina capaz de navegar por mentes e eras, usada em uma tentativa desesperada de salvar o próprio autor do peso insuportável da história.
  3. “Ensaio sobre a libertação total”: Quando os discursos acadêmicos de Jéferson colidem com a crueza da ditadura e a fragilidade do corpo, o que sobra da liberdade?
  4. “antifadorogerssilva@yahoo.com.br”: Uma história em que o limite entre criador e criatura se dissolve em um suspense psicológico perturbador que questiona o preço da exposição e do sucesso.

 

Este livro é um "brinde à literatura-vida". Com uma narrativa que transita entre a filosofia clássica e o suspense contemporâneo, utiliza temas universais para questionar o poder da linguagem: seria a ficção capaz de criar vidas? Ou seria a nossa realidade apenas a ficção de outra pessoa?

 

Ensaios sobre a Total Libertação é um livro metaficcional e intertextual... Então, eis algumas citações e referências a obras e autores literários:

  • Carlos Drummond de Andrade: É citado como autor de uma epígrafe no livro encontrado por João e seu poema "A um ausente" é transcrito integralmente na narrativa. O livro A Rosa do Povo também é tema de um projeto de mestrado citado no texto.
  • Campos de Carvalho: Citado como um escritor "esquecido" das décadas de 1950 e 1960. Sua obra A Lua vem da Ásia é referenciada.
  • Guimarães Rosa: Referenciado como autor de Primeiras Estórias e do conto "O Espelho". Sua obra de estreia, Sagarana, também é citada.
  • Clarice Lispector: Mencionada pela obra Perto do Coração Selvagem.
  • Rachel de Queiroz: Citada pela obra O Quinze.
  • José Lins do Rego: Mencionado pela obra Menino de Engenho.
  • Érico Veríssimo: Citado pela obra Clarissa.
  • Jorge Amado: Mencionado pela obra O País do Carnaval.
  • Sófocles: Referenciado pela tragédia Édipo Rei.
  • Gabriel García Márquez: Citado pela frase de abertura de O Outono do Patriarca.
  • Ignácio de Loyola Brandão: Mencionado pela obra O Anônimo Célebre.
  • Augustina Bessa-Luís: Citada pela obra A Sibila.

Que tal encontrar outras?

 

Ficha técnica:

Título: Ensaios sobre a total libertação

Autor: Rogers Silva

Páginas: 130 de pura imersão

Editora: Folheando (1ª edição, 2025)



Permita-se o desconcerto. Descubra a sua própria libertação.

👉 [ADQUIRA O LIVRO AQUI POR R$ 43,70]


Comentários

Top 3 do mês