FoMee

Piadinha sobre a fome

Era uma vez um rapaz que passou fome, muita fome. Mas ninguém sabia que ele passava fome, porque ele vivia fingindo que comia. Com o tempo, uma úlcera foi se formando em seu estômago. E se transformou em um câncer. Mas antes de morrer (o médico dera certeza que em pouco tempo morreria) ele deu um tiro no meio – exatamente no meio – da sua cabeça.

***

Conceito científico de fome

Fome – é o estado de quem não tem o que comer. É o estado de quem come pouco, muito menos do que a necessidade diária. É o estado de quem não tem auto-estima, daquele que tem vergonha da sua situação, daquele que tem tanta revolta de não ter nem o sub-básico. Fome = impotência + raiva + constrangimento + revolta. É o estado daquele que mesmo lutando muito não consegue nem comer, ou daquele que se acostumou com o vazio (da barriga). Daquele que come pão sem manteiga. Daquele que come pão sem café. Daquele que toma muita água pra enganar a fome. Daquele que quando almoça não janta, ou se janta não almoça. Daquele que quando passa em frente a um bom restaurante inveja aqueles que comem, e comem muito bem, obrigado. Fome é o estado daquele que nem sempre é magro, que nem sempre está visivelmente triste, mas tem sempre um olhar profundo e cheio de ira implícita. É o estado daquele que chora por não ter o que comer. É o estado da barriga vazia, da dor da barriga vazia, dos roncos da barriga vazia. Daquele se sente um glugluglu no estômago quando come, pouco, menos do que o necessário para preencher o vácuo inteiro. É o estado daquele que tem poucas forças para procurar emprego, que tem poucas condições de procurar um emprego, daquele que já procurou – e muito – emprego, mas não conseguiu. Fome é o estado daquele que pede ou daquele que não pede – este, por causa do seu orgulho, sofre duplamente. Fome é a causadora de atitudes tais como: ir a festas, eventos, publicação de livros, enterros – mesmo não sendo convidado – a fim de comer, mesmo que sejam apenas uns biscoitinhos. Fome é o estado daquele que olha o céu, as estrelas, o mar e as flores e não acha graça nenhuma. É quando se abre a geladeira e ela insiste em não ter nada. Fome é o estado daquele que sobrevive, durante dias e dias, com apenas miojo OU macarrão OU feijão com farinha. Só sente fome aquele que é um fracassado, e ao ter fome ele se sente mais ainda um fracassado, especialmente se tem quem passe fome – filhos, esposa etc. – por sua causa. Fome é o estado daquele que ao comer algo diferente sente grande prazer, ao cúmulo da exclamação espontânea. Fome é o estado daquele que come arroz e tomate durante uma semana, por exemplo – no almoço. Fome é o estado daquele que come arroz e ovo durante a outra semana. Fome é o estado daquele que dá muitos murros, que muito cospe, que de vez em quando chora, que pouco defeca. Fome é o estado daquele que, se insiste em ir à sua casa – sobretudo em horários de refeições – é porque sente fome. Fome é o estado daquele que se angustia por não saber se amanhã vai ter o que comer. Fome e perplexidade são a mesma coisa, porque o faminto, dentro de si, a todo momento está com os olhos arregalados e calado. Perplexo, calado, porém com a boca aberta, à espera. Isso que é fome.



***

Dicas para quem passa fome
  • Beba muita água. Beba água de meia em meia hora, no mínimo.
  • Tome muito café, melhor se bastante quente.
  • Por mais difícil que seja, ao comer coma devagar, mastigando bem, saboreando cada garfada. Demore o máximo possível de tempo para comer.
  • Quando estiver com fome, evite andar ou fazer esforços desnecessários. Evite o sol. Entretenha-se, mas sem fazer esforços físicos.
  • Algumas plantas e folhas de árvores fáceis de encontrar são comestíveis. Descubra quais.
  • Caso tenha pouco dinheiro, compre alimentos que encham a barriga e proporcionam sensação de saciedade. Jamais gaste dinheiro com coisas supérfluas como frutas, bolachas, refrigerantes, salgados, chocolates etc. É preferível comprar 5 quilos de arroz e comê-lo puro.
  • Vá a eventos gratuitos, sempre. Vá a casamentos sem ser convidado. Vá a igrejas católicas ou evangélicas. Se perguntarem qual é o seu problema, responda: fome.
  • Faça programas para ganhar dinheiro e, assim, comprar comida. Caso seja homem e não goste de homens, seja passivo, porque assim não precisará estar excitado para realizar o programa. Mais constrangedor do que fazer programas, é passar fome.
  • Caso não tenha perfil para fazer programas, peça ou, em último caso, roube. Mais vergonhoso do que pedir ou roubar é passar fome.
  • Durma o máximo possível. Sugere-se que compre ou consiga de alguma maneira remédios para dormir, de forma que durma mais facilmente, porque assim não lembrará que tem fome.

Continue...


((( >>> Caro leitor, a fim de criar uma cartilha com Sugestões Práticas a ser distribuída entre os que passam fome, te peço que ajude a contribuir com as 'Dicas para quem passa fome' )))


Dicas para quem passa fome (dos leitores):

  • Se for roubar, roube sementes; se faltar lugar pra plantar, vá para o campo e viva clandestinamente, pois provavelmente sequer será notado se souber escolher bem (por Rebert)
  • Nunca sorria em público, próximo a restaurantes. O sorriso denota felicidade e quem é feliz não tem fome (por Luiz Cézar Cordeiro)

Comentários

rebert disse…
A dica que dou pra quem passa fome é: Deixe de ser ignorante e capacho e use a inteligência para achar comida. Até um Mandril ( primata africano) consegue achar alimento na savana escassa, imagine então um homo sapiens pós-moderno, e brasileiro: ao qual já sabe dominar o fogo e possui as técnicas rudimentares da agricultura. A dica que dou é usar a cuca. Se for roubar, roube sementes, se faltar lugar, vá para o campo e viva clandestinamente, provavelmente você sequer será notado se souber escolher bem. Se quiser viver na cidade, pague o preço de se instruir na escola pública ( sem maltratar os professores ) e consiga um emprego digno de comprar ao menos uma cesta básica. Se quiser mais, se esforce e continue a empreitada absurdamente desumana que é: estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

desculpe meus comentários infantis; A gente faz o que pode ^^ .
Rogers Silva disse…
rebert, a primeira parte do seu comentário é assaz abstrato, vago e pessoal. creio não ser aproveitável para a cartilha.

já a segunda parte condiz com a proposta da cartilha. sendo assim, se me permite, acrescentarei às sugestões dela (com algumas reformulações e com o respectivo crédito). ok?

grande abraço e obrigado pela visita e comentário.
Rebert disse…
Vago e pessoal :6 ? eu diria pejorativo. Afinal a África é um local pouco fértil...... e o macaco um animal muito frágil e de pouco faro ( pouca visão também) o que não impede de ele viver bem. Além do mais, é ele o que mais se aproxima de nós. Como poderiam duvidar de tal coisa?



Estou relatando a idéia geral de Decartes na primeira e segunda meditações agora": Suponhamos que Deus exista, e que este Deus seja maligno, e que, além disso, também por ser maligno, queira me enganar sobre todas as coisas, não só as materiais ( que vem dos sentidos) como também as inteligíveis ( matemática, alegria etc)Há uma coisa ao qual ele não conseguiria me enganar though: A respeito da idéia simples de que existo. "Penso ergo sum" mon ami.
Pois mesmo que ele me engane sobre todas as demais coisas,pensou o "louco" fancês , o meu pensamento tem de existir, pois afinal, tudo aquilo que é enganado precisa antes disso, ao menos existir. E se meu pensamento ( consciência) que é indivisível ( de forma que não existe meia-mente ou mente-e-meia, ao contrário dos corpos por exemplo: "sempre pode existir meia perna ou meio braço" isto porque qualquer corpo , por menor que seja sua extensão, sempre é divisível, enquanto que a consciência me foge desta incrível possibilidade...) representa aquilo que sou, se não o tenho posso concluir que de certa forma nada sou.
Que maldade de Descartes hipotetizar esta factualidade. vamos bater nele?? Que mauzinho ele foi... XD

Assim é o discurso filosófico para aquele que desconhece inteiramente seus propósitos mais profundos, a analogia do kra salva o dia , e em resposta é xingado por toda uma tradição intelectual. É "sócrates", so porque trabalhou com o plano simbólico e não teve receio de esculhambar seus inimigos, foi crucificado pela massa "intelecutal"e morna da aristocracia Ateniense...

Que mal amado gente , que eu sou heheeh
E, saudações caro Rogers! obrigado pela inclusão na lista.
Renata disse…
qual a proposta desta cartilha? sugerir algo aos que passam fome não pode ser!
Rogers Silva disse…
oi, renata

a ironia é ótima porque ela incomoda e faz o indivíduo refletir sobre temas sérios. quando se cai nas teorias e discussões lugares-comuns sobre determinados assuntos é o mesmo que nada. por isso resolvi tratar esse tema (pesado, como disse no orkut) de forma irônica.

a proposta da cartilha é (sim, de forma irônica) propor sugestões PRÁTICAS a quem passa fome. falar sobre desigualdade social, falta de emprego, economia, g8 etc. creio não ter relevância aos maiores interessados - os que passam fome.

beijos.

p.s: sugiro ler outros textos ("clarissa", "o mundo desencantado de desseres") também.
Simone Santana disse…
Nunca li nada parecido. Muito original, Rogers.

Beijos!
Bruna Mitrano disse…
Perfeito esse post!
Excelente texto. Darei minha sugestão...

- Nunca sorria em público, próximo a restaurantes. O sorriso denota felicidade e quem é feliz não tem fome.
O texto pode ser mal interpretado por leitores desavisados, não encarado como humorístico e irônico. Mesmo assim gostei muito muito. :)
Rogers Silva disse…
bruna (mocinha-das-sobrancelhas-espessas), simone (mocinha-dos-textos-poéticos), luiz cézar (fdp-enrolado) e guilherme,

obrigado pela leitura e comentários.

bjs pra duas, abraços pra dois.

Top 3 do mês